Pharrell Williams Brasil

#TBT Slim Thug – “Already Platinum” (Especial 10 Anos)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Slim-Thug-Already-Platinum-2005-10-Anos-TBT-Neptunes-Pharrell-Williams

Há 10 anos o Slim Thug lançava um dos seus melhores álbuns: “Already Platinum”. O disco foi lançado pela Geffen e Star Trak, antiga gravadora do The Neptunes. Pharrell e Chad Hugo produziram a metade desse projeto do rapper de Houston, inclusive os singles “Like A Boss” e “I Ain’t Heard Of That”.

Slim disse em uma entrevista que deveria ter lançado seu segundo álbum “Boss Of All Bosses” antes de “Already Platinum”. Segundo o rapper o segundo disco é mais “Houston” e faria mais sucesso, já que naquele ano o estilo rap-do-sul estava bombando. Porém, Thug diz que não sabe qual deles é o álbum favorito de sua carreira.

O rapper vendeu várias mixtapes enquanto era um artista independente. No entanto, esse álbum que o fez ter exposição, se tornando relevante, na mídia e no mundo do hip-hop. “Slim Thug nunca mais fará um álbum igual a Already Platinum.” Essa é uma frase do próprio, mas qualquer pessoa que já ouviu o disco pode dizer o mesmo.

Deve ter sido um desafio para a dupla e para o rapper trabalharem juntos. Slim por sair do underground para trabalhar com super-producers, e o The Neptunes tendo que encaixar suas bases pop pesadas no som de Houston cheio de percussões densas e sintetizadores deformadamente lentos.

“Like A Boss”, por exemplo, que traz um instrumental de Banda Marcial, um excesso de tuba, e a voz estereotipada de uma típica negra de Houston gritando “Slim You’re Tha Motha Fucking Boss” é um dos trabalhos mais marcantes e empolgantes de Pharrell e Chad. Faz o ouvinte instantaneamente saber que está ouvindo uma porrada. É um remix do The Neptunes do som de Houston. Uma homenagem!

O outro single, a poderosa “I Ain’t Heard Of That”, que originalmente trazia Jay-Z com um verso e no refrão, é um trabalho primordial dos produtores de Virginiam que gruda 808s em bongos e outras percussões de mão com sintetizadores que parecem que saíram direto de um filme de suspense/sci-fi que ecoam enquanto Slim entrega um dos melhores flows de sua carreira.

“I Ain’t Heard Of That” (1ª versão)

*Pharrell que canta “feliz” hoje, antigamente era um traficante (risos).*

Uma coisa sobre o álbum que só quem esperava muito por ele na época sabe: ele tem uma versão “clandestina”. “Already Platinum” vazou alguns meses antes de ser lançado, que seria em fevereiro de 2005, que ocasionou a data oficial de seu lançamento: 12 de julho de 2005.

Algo que ficou claro na metade da última década foi que o projeto com o rapper do sul trouxe a “besta” que há em Pharrell Williams, que fez um trabalho f#d@ ao tentar ser um produtor de rap do estilo Texas. Quando o cantor de “Happy” fala que os produtores de “Meu Malvado Favorito” o fizeram fazer 9 versões da música até ele chegar no resultado final, isso nos faz imaginar que Slim Thug teve o mesmo efeito. E, provavelmente, os kick drums (baterias) de peso que desenvolvidos por ele nas faixas “Already Platinum”, “Click Clack” e “This is My Life” são mães das usadas no notório “Hell Hath No Fury” (2006) do Clipse. Além das produções, Williams estava no seu modo “Pharrell-Enzo” (Ferrari Enzo era um dos carros que ele dirigia na época). Muitos fãs de Pharrell, eu e Tyler, The Creator inclusive, acham que é a melhor fase dele, já que ele fazia rap atrás de rap falando de seus carros, roupas, joias e mulheres. Há 10 anos, Pharrell realmente era muito diferente em todos os aspectos pelos quais ele é conhecido: composição/rap, bases/produções e estilo.

Already Platinum foi praticamente responsável por Slim Thug ter conseguido colaborar em canções com Beyoncé e Gwen Stefani. Abrir shows para 50 Cent e Eminem. E colocou o rapper, que até aquele momento só tocava para o público underground, nas paradas de sucesso e nos ouvidos dos fãs de Pharrell e Chad.

Infelizmente, ou não, o “casamento” entre Slim Thug e o The Neptunes durou apenas um álbum, e como todo matrimônio, acabou, mas foi bom enquanto durou.

SLim-Thug-Advance-Versão-Pharrell-Williams“Already Platinum” (1ª Versão)
01. “Move Somethin'”
02. “Like A Boss”
03. “I Ain’t Heard Of That (Change Clothes)” feat. Jay-Z
04. “This Is My Life”
05. “Chicken Strip feat. Pharrell
06. “Do It For U” feat. Pharrell
07. “So Incredible” feat. Jazze Phae
08. “Put Ya Up Ma”
09. “Problematic”
10. “Love This Game”
11. “Rock Star”
12. “3 Kings” feat. T.I., Bun B & Lil’ Jon
13. You Too Clean”
14. “So Lost”

Slim-Thug-Already-Platinum-2005-10-Anos-TBT-Neptunes-Pharrell-Williams“Already Platinum” (Versão Original)
1. “The Intro”
2. “Like a Boss”
3. “3 Kings” (featuring T.I. & Bun B)
4. “Diamonds”
5. “Boyz ‘N’ Blue” (featuring Killa Kyleon, Sir Daily, PJ and Chris Ward)
6. “I Ain’t Heard Of That (Remix)” (featuring Bun B)
7. “Click Clack” (featuring Pusha T)
8. “Everybody Loves a Pimp” (featuring Jazze Pha)
9. “Already Platinum” (featuring Pharrell)
10. “Ashy to Classy”
11. “The Interview”
12. “Playa You Don’t Know”
13. “Miss Mary”
14. “Incredible Feelin'” (featuring Jazze Pha)
15. “This is My Life” (featuring LeToya Luckett)
16. “Dedicate”

Veja a seguir algumas filmagens do making of do álbum:

Sobre o autor Veja todos os posts

rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado